Na manhã deste domingo, 20, dentro da Operação Semana Santa, a Polícia Militar do Tocantins prendeu dois homens, pai e filho, por porte e posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse de drogas para consumo pessoal. A ação ocorreu nas imediações da BR-235, próximo à ponte sobre o rio Sono, entre os municípios de Bom Jesus e Pedro Afonso.
Durante patrulhamento de rotina, a equipe policial abordou uma motocicleta com dois ocupantes — um deles sem capacete. Na revista pessoal, o passageiro, de 34 anos, foi flagrado com uma porção de substância semelhante à maconha. Ele também revelou estar transportando duas armas de fabricação caseira do tipo trabuco escondidas na moto.
O condutor, de 60 anos, informou que estavam vindo de sua fazenda localizada na zona rural de Bom Jesus, a cerca de 9 km do ponto da abordagem, e que ambos residem juntos no centro de Pedro Afonso.
Diante das informações, os policiais realizaram diligências até a fazenda, onde encontraram uma espingarda cartucheira calibre .32 carregada, uma espingarda semiautomática calibre .22, além de grande quantidade de munições, pólvora e chumbo para fabricação de cartuchos. Na residência urbana da dupla, a PM localizou mais uma espingarda calibre .22, uma pistola 9mm com dois carregadores, uma luneta, três carregadores calibre .22, além de 463 munições calibre .22 e 22 munições calibre 9mm intactas. Também foram apreendidos cartuchos deflagrados de ambos os calibres e um coldre.
No total, foram recolhidas seis armas de fogo — incluindo as duas de fabricação artesanal — e 485 munições.
O indivíduo de 34 anos afirmou possuir registro CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e que algumas armas seriam legalizadas, no entanto, parte do armamento não possuía registro no momento da apreensão.
O mesmo homem já possui uma extensa ficha criminal, com passagens por roubo, dano, ameaça, lesão corporal leve, violência doméstica, crimes contra o patrimônio e contra a liberdade pessoal, além de adulteração de veículo.
Ambos os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo. Além disso, ainda foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por posse de droga para uso pessoal.
Veja Também