O Comitê Feminino da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), com apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO, encerrou nesta quarta-feira, 6 de agosto, o Curso de Liderança Feminina, com carga horária de 24 horas, distribuídas em três módulos de oitos horas cada.
Sete integrantes do grupo de mulheres cooperativistas concluíram todas as etapas da formação: Amanda Vieira Noleto Nutzke, Luciene Mirlei Sinigaglia, Adriana da Cruz Rodrigues, Érica Miyuki Okuyama Nicola, Poliane Ferreira da Silva, Juliana Lima Maranhão Sá e Thainá Sleutjes.
O primeiro módulo, Liderança Feminina I, ocorreu em 27 de maio; o segundo, Liderança Feminina II, em 28 de maio; e o terceiro encerrou a programação com o tema Planejamento Estratégico nas Propriedades Rurais. Ao longo das etapas, foram discutidos assuntos como Protagonismo dentro do Agronegócio; Inteligência emocional; Inteligência relacional; Comunicação para líderes; O papel do produtor rural na gestão; Etapas do sistema de gestão rural; Pilares da gestão rural; Inovação; Gestão eficiente e Desafios e oportunidades.
Para a coordenadora do Comitê Feminino da COAPA, Thainá Sleutjes, cada módulo reforçou a percepção das participantes sobre seu papel nas propriedades. “Foi possível perceber que as mulheres passaram a ter uma compreensão maior da importância de participar ativamente das decisões e de estar por dentro de tudo que acontece na propriedade rural”, avalia.
Já Poliane Ferreira da Silva ressalta que o Comitê se consolidou como força transformadora dentro da cooperativa. “Promovemos não apenas inclusão, mas também capacitação e protagonismo das mulheres no campo. Cada curso, palestra e reunião fortalece nosso conhecimento, autonomia e voz”, destaca a cooperada.
Instrutora do curso, a engenheira agrônoma Érica Lima, especialista em gestão e fundadora da Ezolu Agro, elogia o engajamento das participantes. “Nos três módulos, trabalhamos teoria e prática a partir da realidade diária das propriedades. Elas demonstraram clareza sobre o processo produtivo, posicionamento estratégico e gestão eficaz, além de uma notável transformação na postura e na percepção de seu papel”, relata.
Ações
Além do Curso de Liderança Feminina, as ações da primeira parte do calendário de 2025 do Comitê Feminino incluíram, também, um encontro em Pedro Afonso com representantes da Frente Feminina do Sicoob (Femicoop), a participação na Agrotins e a realização do Arraiá da COAPA, momento de integração entre cooperados e colaboradores e suas famílias.
Para o segundo semestre, estão previstas visitas técnicas a uma cooperativa de outro estado para troca de experiências, além da presença em imersões, congressos e eventos que incentivem a liderança feminina.
Mais do que um espaço de aprendizagem, o Comitê Feminino da COAPA se confirma como ambiente de troca e fortalecimento, onde cada iniciativa planta conhecimento para colher autonomia, respeito e liderança.
Veja Também