Projeto vai qualificar servidores públicos e empreendedores nos municípios tocantinenses

Por Redação Publicado em: 21/08/2025 - 10:09

Em evento realizado na noite desta quarta-feira, 20, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), e o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Castro, firmaram parceria para o Transforma Cidade TO, projeto que vai qualificar servidores públicos e empreendedores nos municípios tocantinenses.

 

Também participaram da solenidade os deputados Aldair Gipão (PL) e Eduardo Matoan (PSDB), o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Elenil da Penha, que representou, no ato, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), e prefeitos de 55 municípios do Estado.

 

Amélio Cayres destacou o potencial transformador do projeto de capacitação. “É por iniciativas assim que este Estado está dando certo. Vamos plantar, regar e eu não tenho dúvida de que a colheita vai ser grande”, disse.

 

Projeto

O Transforma Cidade TO pretende alcançar 125 municípios no Estado, que são os com mais de 15 mil habitantes, a fim de capacitar líderes e promover o desenvolvimento sustentável.

 

Entre os objetivos e públicos-alvo estão servidores públicos municipais que trabalham com captação de recursos e compras públicas, além de micros e pequenos empreendedores locais.

 

De acordo com Gislane Amaral, gerente de relacionamento do Sebrae Tocantins, o projeto beneficiará pequenos municípios, particularmente os dependentes de transferência de recursos da União, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A participação dos municípios será oficializada mediante assinatura do termo de adesão.

 

Juntos, Aleto e Sebrae Tocantins devem destinar cerca de R$ 16 milhões para execução do “Transforma Cidade TO”, nos anos de 2025 e 2026.


Veja Também

imagem

Senadora Professora Dorinha é reconhecida no Prêmio Congresso em Foco 2025

imagem

Governo vai reavaliar PL do Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins após solicitação de entidades do agro

imagem

Convenção do União Brasil oficializa federação União Progressista