O Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR) lançou oficialmente a Conecta Agro 2025. Com o slogan Da terra à tecnologia, o Agro que transforma, evento substitui a tradicional Festa da Soja (Festsoja) e a Exposição Agropecuária de Pedro Afonso. A feira está marcada para ocorrer de 10 a 13 de setembro, no Parque de Exposições João Damasceno de Sá, com programação voltada à inovação, negócios e fortalecimento do agronegócio local.
Com uma programação que incluirá palestras sobre assuntos como pecuária, agricultura, novas tecnologias, inovação e direito agrário, a Conecta Agro pretende consolidar Pedro Afonso como referência em eventos agropecuários no Tocantins.
O lançamento aconteceu no tatersal de um leilão localizado no município vizinho de Tupirama.
A presidente do Sindicato Rural, Simone Sandri, destacou que a Conecta Agro será um espaço para mostrar a diversidade produtiva da região e ampliar a interação entre produtores, empresas e instituições financeiras. “Queremos valorizar nossas culturas, abrir novas conexões e criar oportunidades para que o produtor possa realizar mais negócios com mais conhecimento”, afirmou.
Segundo Simone, o evento terá novidades na infraestrutura e no formato. A área da agricultura familiar será realocada para ficar mais próxima do comércio e o auditório ganhará capacidade para 100 pessoas. A feira contará com exposição de máquinas, equipamentos e bovinos de alta genética. Além disso, está confirmada a participação de instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Sicredi. Ainda haverá rodeio, camarote VIP e possivelmente uma cavalgada.
A organização espera um público de 10 mil visitantes. A programação de shows será anunciada nos próximos dias.
O conselheiro de Administração Marcel Petter representou a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) no lançamento. Para ele, a Conecta Agro representa “uma oportunidade única de aproximar o produtor rural das inovações tecnológicas, promovendo eficiência e sustentabilidade no campo”. Ele destacou ainda que a parceria da cooperativa e o SIRPAR reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e de levar conhecimento à classe produtora.
Associados da cooperativa que também integram a direção do sindicato rural, entre eles, Márcio Donizete, Carlos Alberto Pereira Mendes, Albino Mazolla e Pietro Pornaro Junior também participaram do evento e estão envolvidos em sua organização.
A secretária de Planejamento, Marivalda Santiago, que representou o prefeito Joaquim Martins Pinheiro Filho, acredita que iniciativas como o Conecta Agro fortalecem o agronegócio, valorizam o trabalho dos produtores rurais e ampliam as oportunidades de negócios, trazendo benefícios diretos e indiretos para a economia local.
“Além de fomentar a comercialização de produtos e a troca de experiências entre produtores, a feira impulsiona setores como o comércio e o de serviços, movimentando toda a cidade e região. É também um espaço de aprendizado, onde novas tecnologias e práticas de manejo podem ser conhecidas e aplicadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso setor produtivo”, pontou, acrescentando que para a administração municipal, investir e apoiar eventos como este, é investir no futuro da economia e na qualidade de vida de quem vive no campo e na cidade.
A Conecta Agro também contará com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) e do Governo do Estado do Tocantins.
Veja Também