Os mais de 70 mil servidores públicos do Estado do Tocantins receberam, nesta quarta-feira, 25, pela primeira vez, o pagamento dos salários por meio do Banco de Brasília (BRB). A transição foi considerada um sucesso, evidenciando a eficiência no controle da folha de pagamento, a modernização dos processos administrativos e a segurança no repasse dos valores aos servidores. Ao todo, o montante injetado na economia tocantinense foi de R$ 315.358.422,46.
O anúncio do pagamento
antecipado foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa na terça-feira, 24, que
destacou a organização da equipe e a agilidade do novo sistema de pagamento.
“Nosso objetivo é sempre valorizar o servidor público. Garantimos que o salário
estivesse disponível já nas primeiras horas da manhã, com segurança, eficiência
e tranquilidade. Essa transição para o BRB representa um avanço na gestão dos
recursos públicos e mais comodidade para quem trabalha pelo Tocantins”, afirmou
o Governador.
A mudança de instituição
financeira responsável pelos pagamentos foi definida pelo Contrato nº 036/2024,
firmado no ano passado, entre o Governo do Tocantins e o BRB. Ao longo dos
últimos meses, os servidores puderam abrir suas contas na instituição
financeira de forma gratuita, com apoio das Secretarias de Estado da
Administração (Secad) e da Fazenda (Sefaz), garantindo uma migração tranquila
para o novo sistema.
O secretário da Fazenda do
Tocantins, Donizeth Silva, afirmou que a transição do pagamento dos servidores
estaduais para o Banco Regional de Brasília (BRB) foi concluída com sucesso
nesta quarta-feira, 25 de junho. “O governador Wanderlei Barbosa determinou a
antecipação do pagamento para esta data, diante da preocupação com possíveis
ocorrências que pudessem impedir o recebimento, por parte dos servidores, de
seus respectivos salários. No decorrer do dia, constatamos que, do total de
71.200 servidores do Tocantins, apenas 16 tiveram seus pagamentos devolvidos
por problemas relacionados aos cadastros, porém todos já regularizados. Tanto a
Sefaz quanto a Secad e o BRB estão monitorando eventuais ocorrências que possam
surgir. Sabemos que o processo de transição não se encerra aqui, mas entendemos
que vencemos uma importante etapa e continuaremos trabalhando para criar
melhores condições para todos os servidores do Estado”, destacou o secretário.
Para o secretário da
Administração, Paulo César Benfica Filho, o sucesso da transição do banco
oficial do Estado é resultado direto do empenho e da dedicação das equipes
envolvidas. “Essa transição foi mais um passo firme do Governo Wanderlei, pois
conduzimos com responsabilidade e planejamento a transição do banco oficial, um
processo complexo que foi concluído com total sucesso, graças ao trabalho em
conjunto dos servidores, tanto da Secad como da Sefaz, e representa um avanço
estratégico para a gestão pública, pois proporcionará uma economia
significativa para os cofres do Estado, além das vantagens para os servidores.
Nosso compromisso segue firme com a boa governança”, destacou o secretário.
Banco de Brasília (BRB)
O Banco de Brasília (BRB) é
uma instituição financeira estatal brasileiro, constituída na forma de
sociedade de economia mista, reconhecida pela oferta de serviços digitais
modernos e seguros. A conta oferecida aos servidores do Tocantins integra conta
corrente, salário e poupança, proporcionando praticidade e controle financeiro.
O banco disponibiliza atendimento virtual ágil, cartão físico com entrega em
até 10 dias úteis e cartão de débito virtual em até 24 horas após a abertura da
conta.
Em casos de dúvidas, o contato
com o banco pode ser realizado pelo chat disponível no aplicativo da
instituição financeira ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do
BRB, que oferece atendimento gratuito 24 horas por dia, pelos números 0800 648
6161 e 0800 648 6162 para Pessoa com Deficiência (PcD).
A capital Palmas conta com
quatro agências do Banco de Brasília (BRB), sendo duas localizadas na Avenida
Juscelino Kubitschek, uma na Quadra 103 Sul e outra na Quadra 201 Sul, na
Avenida Joaquim Teotônio Segurado. Os horários de atendimento variam conforme a
unidade, funcionando entre 7h e 19h ou das 8h às 14h.
O BRB está com 25 pontos de
atendimento no interior, além de uma unidade em Imperatriz (MA) para
atendimento aos servidores, aposentados e pensionistas tocantinenses.
Unidades no interior
Alvorada - Delegacia de
Fiscalização, localizada na Rua 15 de Novembro, com funcionamento das 8h às
14h.
Ananás - Coletoria está
situada na Rua Quintino Bocaiúva, atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Araguaçu - Colégio João
Tavares, Setor Vale de Araguaia, das 8h às 11h25 e das 14h às 17h30.
Araguaína - Pronto
Atendimento, na Av. Cônego João Lima, das 7h às 19h; e na Delegacia Regional de
Fazenda, das 8h às 14h.
Araguatins - Superintendência
Regional de Ensino (SRE), na Praça Madre Anastasie, das 8h às 14h.
Arraias - Superintendência Regional
de Ensino, Praça Madre Anastasie, das 8h às 14h.
Augustinópolis - Colégio
Estadual Manoel Vicente de Sousa, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Colinas do Tocantins - Delegacia
Regional da Receita Estadual, Rua Raimundo Pereira dos Santos, funcionando das 8h às 14h.
Colméia - Prefeitura,
localizada na Praça da Bíblia, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Dianópolis - Sefaz, que
funciona na Rua 7 de Setembro, das 9h às 14h.
Filadélfia - Sefaz, Rua 7 de setembro, atendendo das 8h às 12h e
das 13h às 17h.
Formoso do Araguaia - Posto de
Coletoria Estadual, na Av. Joaquim Batista de Oliveira, das 8h às 14h.
Guaraí - SRE -
Superintendência Regional de Ensino de Guaraí, das 9h às 14h.
Gurupi - Pronto Shopping
Araguaína, na Av. Goiás, das 7h às 19h.
Lagoa da Confusão, o endereço
da SEFAZ é Av. Vitorino Panta, com funcionamento das 8h às 14h.
Miracema do Tocantins - a
ACIAM (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo de Miracema), Rua
1º de Janeiro, s/n, Centro, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Miranorte - Agência de
Atendimento de Miranorte - Av. Alfredo Nasser, com atendimento das 8h às 14h.
Palmeirópolis - Secretaria da
Fazenda e a Delegacia da Receita funcionam na Av. Castelo Branco, das 8h às
14h.
Paraíso do Tocantins - Sefaz
está situada na Rua Bernardino Maciel, com atendimento das 8h30 às 14h.
Pedro Afonso - Delegacia
Regional de Fiscalização atende na Rua 26 de Julho, das 8h às 14h.
Porto Nacional - Pronto, Setor
Imperial, com atendimento das 7h às 19h.
Silvanópolis - Coletoria da
Secretaria da Fazenda, na Rua 23, que funciona das 8h às 14h.
Taguatinga - Delegacia
Regional de Fiscalização, com atendimento das 8h às 14h.
Tocantinópolis - Sefaz, que
funciona na Rua 15 de Novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Xambioá - Agência de
Atendimento está na Rua José Bonifácio, com horário de funcionamento das 8h às
14h.
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