BR-235: O asfalto que unirá gerações e libertará o potencial do Brasil esquecido

Por Redação Publicado em: 10/05/2025 - 08:17

Tom Belarmino é ex-prefeito de Pedro Afonso.

 

Durante décadas, o trecho da BR-235 que liga Pedro Afonso (TO) a Alto Parnaíba (MA) tem sido o elo perdido entre o norte do Brasil e o Atlântico. Um caminho estratégico, de valor nacional, que permanece incompleto, limitando o escoamento da produção, travando o progresso e perpetuando o isolamento de uma região rica em potencial, mas esquecida nas prioridades das grandes decisões.

 

Essa rodovia não é apenas um traço no mapa, é a linha vital que pode libertar o coração agrícola do Brasil de um gargalo histórico. O trecho não asfaltado representa não apenas buracos na estrada, mas buracos no desenvolvimento social, econômico e humano de milhares de produtores, trabalhadores e comunidades inteiras. Quando lutamos pela construção da ponte sobre o Rio Tocantins, em Pedro Afonso, sonhávamos com o passo seguinte: o asfalto que concretizaria a BR-235 como via de integração definitiva. A ponte era o início de uma travessia simbólica: sair do isolamento para alcançar a integração nacional.

 

A cada eleição, esse sonho é reciclado em discursos e promessas. A cada véspera de campanha, a BR-235 ressurge nos palanques como obra certa, mas continua incerta para o povo. Essa estrada representa muito mais do que um percurso de terra batida: ela carrega o anseio de gerações inteiras, que enxergam nela a rota para o desenvolvimento digno, o acesso a mercados, a valorização da produção agroindustrial, o fortalecimento do cooperativismo e a esperança de dias melhores.

 

A COAPA (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), sindicatos rurais, associações de classe, comerciantes, produtores, pessoas humildes de todos os matizes e todos os que vivem dessa terra estão unidos por um mesmo objetivo: ver esse trecho finalmente asfaltado. A luta é coletiva, porque o impacto será coletivo. Da agricultura ao comércio, da logística ao turismo, todos ganham com a integração plena.

 

Não é só o Tocantins que precisa da BR-235: é o país inteiro. Ao ligar o cerrado produtivo do Pará e Tocantins ao litoral baiano e ao mundo, essa rodovia encurta distâncias, reduz custos logísticos, fortalece o agronegócio sustentável e insere definitivamente essa região no mapa do progresso nacional. É a rota do futuro, do desenvolvimento com justiça, da inclusão que se faz com asfalto, pontes, e sobretudo, com vontade política.

 

Chegou a hora de transformar o sonho em realização. As gerações que passaram acalentaram esse desejo; a nossa tem o dever de torná-lo realidade. Asfalto na BR-235, entre Pedro Afonso e Alto Parnaíba, é mais que uma demanda: é um compromisso com o Brasil que produz, que luta e que acredita!

 


Veja Também

imagem

Governo do TO convoca mais 115 aprovados no concurso da Educação, totalizando 1.102 excedentes

imagem

Vicentinho Júnior comemora retomada de voos comerciais em Araguaína após reestruturação do aeropororto

imagem

Ao comemorar retomada de voos em Araguaína, Professora Dorinha reforça luta por malha aérea mais ampla no Tocantins