Política

VISITA

Pedro Afonso: Wanderlei Barbosa anuncia entrega de obras da ETI, fala sobre construção do 3º BPM e participa da posse da diretoria da OAB

12/01/2022 08h30 - Atualizado em 12/01/2022 11h31

Da Redação

Nesta terça-feira, 11, o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (sem partido), participou de um agenda em Pedro Afonso e anunciou que as obras da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) do município serão entregues à população ainda no primeiro semestre de 2022. Na ocasião, o chefe do executivo também prestigiou a solenidade de posse da nova mesa diretora da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pedro Afonso, para o triênio de 2022/2024.

"É uma obra que expande as possibilidades de aprendizagem dos estudantes com diversos espaços para realização de atividades esportivas e educacionais. Uma obra muito esperada pela população de Pedro Afonso em que estamos trabalhando para que seja entregue para ser usada pelos nossos alunos e comunidade em março deste ano", destacou o governador ao falar da ETI.

Acompanhando as visitas, o secretário de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Fábio Vaz, destacou que outras obras do mesmo padrão estão sendo executadas no Estado. "Além dessa, temos mais quatro Escolas Estaduais de Tempo Integral padrão 1.500 estudantes sendo construídas em Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Araguatins. Todas obras em bom andamento e que por determinação do governador Wanderlei Barbosa queremos que o mais rápido possível estejam concluídas", ressaltou.



Padrão das escolas
As escolas de tempo integral do estado seguem uma estrutura padrão e contam com uma composição completa para a educação dos alunos, composta por salas de aula, sala de música, sala multiuso, biblioteca, área administrativa, sanitários e laboratórios, refeitório, pátio coberto e com palco, banheiros para alunos, cozinha, dependências de serviço, salão multiuso e depósitos, duas quadras poliesportivas com arquibancadas e palco, campo society com alambrado e arquibancada, pista de corrida em saibro, e pista de salto com arquibancada.

Além disso, é composta por um bloco esportivo integrado por sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, banheiros com vestiários, depósito de educação física, consultório odontológico, auditório com camarins, banheiros, palco, foyer e hall, além de uma piscina com raias semi olímpicas e com arquibancada. Também integram a composição da estrutura da unidade de ensino duas guaritas com sala, banheiro e área coberta de acesso e depósito, e estacionamento amplo, com vagas prioritárias e de uso geral.

Desativação Cristo Rei 
Questionado se a abertura da nova escola iria impactar em uma possível desativação do tradicional Colégio Cristo Rei ou se o local iria receber alguma melhoria, o governador desconversou sobre qualquer decisão no momento e disse que isso ficará para ser avaliado no futuro, pois, segundo afirmou, a preocupação da sua gestão é com as condições salubres para os estudantes e um ensino de qualidade.

3° BPM
Wanderlei Barbosa também falou sobre a obra do 3° Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins (BPMTO), que tem sede em Pedro Afonso. “Já tratamos disso. A estruturação da segurança é importante para nós e a Polícia Militar precisa ter locais adequados e confortáveis para que possa prestar um serviço de qualidade à população. Esse projeto está em fase de discussão, principalmente porque temos um grupamento grande que atende uma regional aqui. Queremos trazer a estrutura para que eles possam trabalhar com a devida qualidade que a população tocantinense merece receber.”, disse o governador.

Posse OAB



O governador Wanderlei Barbosa também participou da solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, da subseção do Tocantins em Pedro Afonso, que será presidida por Laydiane Mota, primeira mulher a desempenhar a função no município desde que a entidade foi fundada há 15 anos. 

Também compõem a mesa diretora o advogado Joralindo Silva da Cruz (vice-presidente), Fredson Alves de Souza (secretário geral), Elizângela Sallet Savedra (secretária geral adjunta) e Viviane Nunes de Almeida (tesoureira). A subseção de Pedro Afonso abrange os municípios de abrange os municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Itacajá, Itapiratins, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins e Tupiratins.

O chefe do executivo ainda participou do lançamento da pedra fundamental da obra de construção da sede própria da subseção de Pedro Afonso. 

Presenças
Acompanharam a agenda do governador Wanderlei Barbosa, os deputados estaduais Olyntho Neto e Léo Barbosa; o secretário estadual de Educação, Juventude e Esportes, Fabio Vaz; o secretário estadual de Segurança Pública, Wlademir Costa Mota; o secretário de Infraestrutura, Cidades e Habitação, Jairo Mariano; o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro; presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga, entre outras autoridades. (Com informações da Secom)

 

VEJA TAMBÉM: