Cidades

HISTÓRIA

Aniversário de 67 anos do Tiro de Guerra 11-004 tem homenagens a veterano e secretária

15/10/2021 10h48 - Atualizado em 23/10/2021 10h23

Ao completar 67 anos de fundação, o Tiro de Guerra 11-004, com sede em Pedro Afonso, realizou solenidade de aniversário no dia 8 de outubro.
O evento foi marcado por uma homenagem a Itano Arruda Nunes, veterano do TG que serviu no ano de 1955, agraciado com um diploma e uma medalha.

Também foi entregue diploma de reconhecimento à secretária da Junta de Serviço Militar, Vanderleia Bezerra de Oliveira Sousa, que exerce a função há 20 anos.
Atualmente a unidade do Exército Brasileiro tem como instrutor o subtenente Antônio e trabalha na formação militar e cívica de jovens.

Presenças

Estiveram presente na solenidade o vice-prefeito, Luiz Meneses, o diretor do Fórum, juiz Milton Lamenha, a defensora pública Tereza de Maria, a diretora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Mirian Peixoto, a coordenadora de RH da BP BUNGE Luana Lima e os familiares, colaboradores, amigos e veteranos do TG.

Veterano

Itano Arruda Nunes acompanhou a solenidade ao lado da esposa Maria das Dores Bonfim Nunes, dos filhos Itano Filho, Teresa de Maria Bonfim Nunes e Dionelson Bonfim Nunes, netos e um bisneto. Aos 85 anos, o veterano do TG e empresário falou da alegria pela homenagem.

“Fiquei muito orgulho diante da homenagem, eu não esperava. Quanto a minha serventia para o Tiro de Guerra, foi muito boa! Gostei quando relembraram que eu fui o primeiro motorista filho de Pedro Afonso a tirar carteira de habilitação”, afirmou.

Itano Arruda Nunes se alistou no exército em 1954, no ano seguinte concluiu o curso de cabo atirador e exerceu as funções de baterista da fanfarra, armeiro e auxiliar da sargenteação no TG.

Depois, por muitos anos, o veterano trabalhou com transporte privado de passageiros, instalou o primeiro cinema de Pedro Afonso, foi caminhoneiro e também ajudou a construir o Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto, onde hoje funciona o Campus do IFTO de Pedro Afonso.
 



.
 

VEJA TAMBÉM: