Por dentro do Agronegócio

CONSULTORIA

Equipe técnica da Coapa já atendeu 189 produtores associados na Safra 2021/2022

13/10/2021 08h39

Coapa reforça equipe técnica e garante atendimento de qualidade a produtores associados
A equipe técnica da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), que atualmente conta com 13 colaboradores e em breve será reforçada por mais três profissionais, segue atendendo os cooperados que vão produzir grãos na Safra 2021/2020.

No trabalho, que começou ainda em janeiro com a aquisição de fertilizantes, é prestada assistência técnica e consultoria sobre planejamento da safra com o repasse de informações como posicionamento das variedades a serem cultivadas; recomendações de fertilidade de solo em função das culturas a serem plantadas, e indicações de agroquímicos, foliares e biológicos para melhor desenvolvimento das plantas.

Os atendimentos são feitos na Unidade Técnica que fica na sede da cooperativa em Pedro Afonso, e nas propriedades dos associados em 14 municípios. Já foram atendidos 189 cooperados – sendo 124 grupos familiares –, que irão plantar soja e milho numa área total de 70.469 hectares.

Plantio
A semeadura da soja teve início no último dia 1º de outubro em áreas de pivôs. Até o início desta semana, outros dois agricultores que plantam em áreas de sequeiro também iniciaram o plantio, que deve se intensificar a partir da segunda quinzena deste mês.

Etapas
Atualmente, a equipe técnica coordena as entregas dos fertilizantes, sementes e químicos. Em seguida, os profissionais realizarão a regulagem de equipamentos para plantio em propriedades; orientar as aplicações de fungicidas e inseticidas, e acompanhar a dessecação da soja. Paralelamente a essas atividades, será feito o planejamento das atividades para a safrinha de milho prevista para iniciar no final do próximo mês de janeiro.

Avaliação
O gerente da área técnica, Fernando Coelho, afirmou que apesar dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 e outros problemas relacionados ao agronegócio em todo o mundo e que acabaram refletindo em vários seguimentos, entre eles, a falta de insumos nas áreas de fertilizantes e agroquímicos, o cronograma de atendimento aos cooperados segue dentro do previsto.

“Com o empenho da equipe técnica e o apoio dos profissionais das demais unidades, estamos cumprindo as atividades previstas e teremos uma safra com bons resultados para a Coapa e seus cooperados”, pontuou o gestor.

Equipe
Com o aumento do número de cooperados e das áreas de cultivo de grãos nos últimos anos, a diretoria da Coapa vem reforçando seu quadro técnico. Treze colaboradores já estão trabalhando na safra 2021/2022, sendo seis engenheiros agrônomos, uma técnica agropecuária e uma estagiária que atuam no campo de testes de sementes, dois faturistas, dois estoquistas e um motorista do caminhão de entregas.

Ainda estão sendo contratados dois engenheiros agrônomos e um assistente técnico.


VEJA TAMBÉM: